https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA discute ações conjuntas com Fórum dos Conselhos da área de saúde

Publicado em 12/05/2025 14:02 - Última atualização em 12/05/2025 14:02

Promotor Herberth Figueiredo coordenou a reunião

Em reunião realizada, nesta segunda-feira, 12, na sede das Promotorias de Justiça da Capital, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO–Saúde) discutiu com o Fórum de Conselhos Regionais da Área da Saúde do Maranhão (FCRAS/MA) o alinhamento de condutas e ações conjuntas para melhoria na oferta dos serviços de saúde da cidade de São Luís.

O promotor de justiça Herberth Costa Figueiredo, coordenador do CAO–Saúde, presidiu a reunião que contou com as participações de representantes dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Biologia e Técnicos em Radiologia.

A coordenadora geral da FCRAS/MA, Letícia Frölich Padilha, que também preside o Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, explicou que a reunião foi agendada com o objetivo de reforçar a parceria com o Ministério Público e traçar estratégias em conjunto mais eficientes para combater os problemas na prestação dos serviços de saúde em todo o Maranhão. “Isoladamente nós somos conselhos pequenos. Por meio do fórum, buscamos nos reunir e identificar os problemas em comum hoje nos serviços de saúde, sobretudo as situações críticas e aqui também viemos escutar algumas demandas que o Ministério Público tem”.

Letícia Padilha (FCRAS) disse que o setor buscar parcerias com o Ministério Público

A pedido do coordenador do CAO-Saúde, os representantes dos conselhos fizeram breves relatos sobre as demandas de cada setor, que deverão compor um convênio de cooperação técnica com o Ministério Público. “Dessa forma, nós podemos dar a eles o suporte necessário para que suas deliberações sejam cumpridas, encaminhando-as não somente aos gestores, como também aos estabelecimentos de saúde deste Estado”, informou.

Também foi fixado um prazo de 30 dias para que o fórum encaminhe as principais demandas de todos os conselhos para o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde. Em seguida, o documento deve ser levado ao conhecimento do procurador-geral de Justiça, do secretário estadual de Saúde, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e aos secretários de Saúde das três macrorregiões de saúde do Estado, formadas por São Luís, Imperatriz e Caxias.

Representantes de conselhos da área de saúde participaram da reunião

Redação e fotos: CCOM-MPMA