https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA e UFMA celebram acordo para implementação de programa de IA

Publicado em 06/11/2025 14:04 - Última atualização em 06/11/2025 14:04

Acordo foi assinado na Procuradoria-Geral de Justiça

Com o objetivo de implementar um programa de capacitação em Inteligência Artificial (IA), voltado para a administração pública, o Ministério Público do Maranhão celebrou Acordo de Cooperação Técnica, com a Universidade Federal do Maranhão, nesta quinta-feira, 6, na Procuradoria Geral de Justiça. O prazo de vigência é de 12 meses

Assinaram o documento o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e o reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva.

Também acompanharam a assinatura a promotora de justiça auxiliar da Escola Superior do MPMA, Maria de Jesus Heilmann; o superintendente de Tecnologia e Informação da UFMA, Anilton Maia; o diretor de Inteligência Artificial da UFMA, Rodrigo Moura.

O programa prevê o desenvolvimento de competências técnicas, estratégicas e éticas no uso de ferramentas de IA, com foco na otimização de processos administrativos, gestão de dados e melhoria dos serviços públicos, conforme especificações do plano de trabalho.

“Agradeço a parceria da Universidade Federal do Maranhão, porque esse é um passo fundamental. O Ministério Público vai exercer melhor as suas atribuições com o incremento da inteligência artificial na instituição”, disse Danilo de Castro.

ATRIBUIÇÕES

Pelo acordo, entre outras atribuições, o MPMA deve assegurar que os servidores tenham acesso às ferramentas tecnológicas e à internet para que possam participar efetivamente dos cursos; apoiar a gestão das vagas oferecidas (inicialmente 500); disponibilizar suporte técnico para o correto funcionamento dos cursos e das plataformas de EaD.

Cabe à UFMA planejar a execução das atividades de sua competência e definir o conteúdo dos cursos relacionados à capacitação em Inteligência Artificial, seguindo a metodologia de Educação a Distância (EaD); organizar e ofertar seis cursos de extensão, totalizando 180 horas, destinados aos servidores do MPMA; elaborar cursos de acordo com as evoluções tecnológicas; realizar a avaliação da participação e do desempenho dos alunos.

Ambas as instituições devem analisar os resultados parciais, reformulando metas quando necessário e disponibilizar recursos humanos, tecnológicos e materiais para a execução das ações.

Redação: CCOM-MPMA