https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA participa de visita conjunta à PM

Publicado em 22/10/2025 08:18 - Última atualização em 22/10/2025 09:19

Ação teve o objetivo de agradecer o apoio ao combate à violência de gênero

Visita conjunta reforçou a imprtância do trabalho da PM no enfrantamento à violência de gênero

A 3ª Promotoria de Justiça da Mulher do Ministério Público do Maranhão (MPMA), em parceria com a Central de Mandados da Comarca da Ilha e a 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís (TJMA), participou, na sexta-feira, 17, de uma visita institucional ao 21º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, responsável pelo policiamento da área da Estiva e bairros adjacentes.

O encontro teve como objetivo agradecer o apoio prestado pelo 21º BPM no enfrentamento à violência de gênero e na execução de medidas protetivas de urgência. De janeiro a setembro deste ano, o batalhão auxiliou os oficiais de justiça da Central de Medidas Protetivas — grupo especializado vinculado à Central de Mandados — no cumprimento de 1.085 medidas protetivas deferidas pelas Varas de Violência Doméstica da capital, em favor de mulheres, idosos e crianças.

Durante o encontro, a titular da 3ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de São Luís, Selma Regina Souza Martins, enfatizou a importância do apoio do batalhão e reforçou a necessidade de divulgação dos canais de denúncia e solicitação de medidas protetivas, mencionando o link do Ministério Público do Maranhão, que permite à vítima solicitar medida protetiva de forma direta e segura pela internet.

Além da promotora de justiça, participaram da reunião a juíza da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Barros Heluy da Silva, o tenente coronel Fábio Aurélio Saraiva Silva (comandante do CPAM Sul – Comando do Policiamento de Área Metropolitana Sul), o tenente-coronel Clodoaldo Gonçalves Silva (comandante do 21º Batalhão) e o capitão Rodrigo Costa Ferreira (subcomandante daquela unidade militar).

A juíza Lúcia Helena Heluy destacou a relevância da integração entre os órgãos da rede de proteção e lembrou que o Tribunal de Justiça do Maranhão também oferece canal eletrônico em que a mulher pode ajuizar uma ação de medida protetiva de urgência mediante o preenchimento de um formulário simples.

O supervisor da Central de Mandados da Comarca da Ilha, Charles Pimentel, igualmente agradeceu o pronto apoio da Polícia Militar e colocou a Central à disposição para fortalecer o diálogo institucional e aprimorar as ações conjuntas.

Redação e foto: CCOM-MPMA, com informações da Assessoria de Comunicação da Central de Mandados da Comarca da Ilha