https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA realiza audiência pública na Vila Ayrton Senna

Publicado em 05/09/2023 14:51 - Última atualização em 05/09/2023 14:51

Moradores apresentaram suas demandas

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Entidades de Interesse Social de São Luís, realizou, no último dia 30, uma audiência pública na sede da Associação dos Moradores da Vila Ayrton Senna. O objetivo da reunião foi ouvir a comunidade e orientar sobre a eleição da diretoria executiva e conselho fiscal da entidade.

Recentemente, a diretoria executiva e o conselho fiscal da Associação renunciaram coletivamente. Na reunião, foi nomeada a Federação das Uniões de Moradores de Bairros e Entidades Similares do Maranhão (Fumbesma) para iniciar o cadastro e recadastro de associados para a realização de eleição da diretoria executiva e conselho fiscal, de modo a restaurar a gestão da associação.

Além disso, na oportunidade, a promotora de justiça Doracy Moreira Reis Santos verificou estrutura da sede da Associação, que encontra-se em estado de abandono. Diante da situação, foi instituída uma Comissão de Obras e Limpeza, composta por moradores que se voluntariaram para o serviço de reconstrução do prédio da associação.

DEMANDAS

Na audiência pública, os moradores relataram os problemas enfrentados pela comunidade, que passam, principalmente, pela falta de segurança pública, com ação de facções criminosas na regão; deficiências no transporte público e ausência total de escola pública ou comunitária para atender os alunos do ensino infantil.

Doracy Moreira orientou sobre eleição da Associação

De acordo com Doracy Moreira, a instalação de um posto policial avançado nas imediações do bairro poderá minimizar ações criminosas. Além disso, uma reunião realizada em 3 de agosto com o secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, discutiu a instalação de uma Companhia de Polícia Militar, que contemplaria o atendimento imediato a 12 comunidades localizadas na região.

Buscando suprir a falta de escolas, foi instituída uma comissão composta por profissionais graduados em educação para apresentar, em 15 dias, um projeto educacional comunitário que possa atender os alunos que estão fora ou com difícil acesso à escola.

Redação: CCOM-MPMA