https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA realiza oficina sobre Consciência Negra

Publicado em 19/11/2025 09:26 - Última atualização em 19/11/2025 09:40

Ação foi conduzida pela Promotoria de Justiça Distrital do Polo Coroadinho

Promotoria Distrital promoveu atividade sobre cidadania

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania – Polo Coroadinho, realizou uma atividade, nesta terça-feira, 18, em parceria com o Grupo de Estudos em Direito, Identidade e Cidadania (Gedic), do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

A oficina do projeto institucional “Educação em Direitos Humanos nas Escolas do Polo Coroadinho: Construindo Cidadania” ocorreu no Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, no bairro Alemanha, em São Luís. O objetivo da ação foi promover reflexões críticas, fortalecer o protagonismo juvenil e estimular práticas educativas sobre cidadania, respeito e diversidade.

Evento foi realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra

Na ocasião, o promotor de justiça Celso Antonio Fernandes Coutinho, que atualmente responde pela Promotoria Distrital, apresentou o trabalho da unidade do MPMA e destacou a importância da aproximação com a comunidade, em especial, em áreas socialmente vulneráveis. Ele também enfatizou que a atuação extrajudicial do Ministério Público é fundamental para garantir direitos, promover a igualdade racial e construir uma cultura cidadã.

Integrantes do Gedic discutiram temas com estudantes

Os integrantes do Gedic interagiram com alunos do ensino médio e exploraram temas como identidade, igualdade racial, combate ao racismo e valorização da cultura afro-brasileira. Eles debateram, ainda, aspectos históricos, sociais e legais, com destaque para as principais normas brasileiras de enfrentamento ao racismo.

Redação: CCOM-MPMA