
Teve início na manhã desta segunda-feira, 7, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, o Estágio de Capacitação em Inteligência, realizado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) em parceria com o Centro de Inteligência do Exército Brasileiro, por meio da Escola de Inteligência Militar do Exército (Esimex).
A capacitação, voltada para membros e servidores integrantes do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de todo o estado, da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei) e de instituições parceiras, tem como objetivo transmitir os fundamentos básicos sobre as atividades de inteligência e contrainteligência, além de estreitar a cooperação entre as instituições.
Na abertura dos trabalhos, o procurador-geral de justiça em exercício, Danilo José de Castro Ferreira, deu as boas-vindas aos militares que ministrarão a capacitação e garantiu a disponibilização de toda a estrutura do MPMA para o desenvolvimento dos trabalhos.

O procurador de justiça ressaltou a importância de que o Ministério Público do Maranhão se capacite para enfrentar o avanço da criminalidade. O uso de estratégias de inteligência, de acordo com Danilo Castro, é uma forma de se tentar inverter a lógica na qual as forças de segurança “correm atrás” dos criminosos, com a possibilidade de atuar de forma preventiva.
A promotora de justiça Ana Carolina Cordeiro de Mendonça, integrante do Gaeco, fez uma breve apresentação dos instrutores do Estágio de Capacitação e ressaltou a importância de se consolidar a inteligência e a contrainteligência como cultura institucional.

O coronel Rodrigo de Lima Paiva, chefe da Seção de Ensino de Análise de Inteligência da Esimex, afirmou a satisfação da Escola interagir com pessoas que atuam na área da inteligência no Maranhão, ressaltando que na atividade é primordial que as pessoas se conheçam, pois está diretamente ligada à confiança entre pessoas. “Isso aumenta a nossa capilaridade e a nossa capacidade de atuar em conjunto, melhorando a segurança pública de todo o país”, afirmou.

Além do coronel Lima Paiva, são instrutores do Estágio de Capacitação em Inteligência o chefe da Seção de Ensino de Contrainteligência da Esimex, coronel Alexandre Santa Rosa; o chefe da Seção de Ensino de Inteligência Cibernética, major Marcos Rodrigo Fischer Prado; o monitor da Seção de Ensino de Contrainteligência, subtenente Glei Marcos Robína Feijó; e o monitor da Seção de Ensino e Inteligência de Fontes Humanas, sargente Rodrigo da Silva Pinheiro.
Também compuseram a mesa de abertura dos trabalhos a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho; a procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, presidente da Comissão de Gestão Ambiental do MPMA, e o coordenador do Gaeco e da CAEI, Luiz Muniz Rocha Filho.
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)