A diretora explicou que o novo sistema foi testado durante o 7º Congresso Estadual do Ministério Público e permitiu identificar a presença por meio da leitura do código de barras no crachá dos participantes. Após a confirmação da frequência mínima, ao final do evento, cada participante pode receber seu certificado.
“Além de assegurar mais agilidade, o novo sistema permite aferir informações por segmentos de participantes, gerando relatórios para avaliação dos eventos. Trata-se de um instrumento de diálogo mais ágil com a Escola Superior. Há uma série de possibilidades”, afirmou Ana Teresa Freitas.
No mesmo sentido, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, lembrou que a criação da plataforma digital também vai permitir a gravação de todos os cursos presenciais da ESMP que serão disponibilizados em uma videoteca online. “Esse é um trabalho de sucesso porque é fruto de um esforço coletivo, um trabalho de equipe”, enfatizou.
Luiz Gonzaga Coelho destacou, ainda, que a plataforma atende a uma das diretrizes do Planejamento Estratégico: aperfeiçoar a política de capacitação e desenvolvimento.
Em seguida, o servidor Willian Mano, responsável pelo trabalho de modernização na plataforma digital da ESMP explicou sobre as ferramentas de inscrição, interação, registro eletrônico de presença, emissão de certificados, pesquisa de opinião, emissão de certificados e relatórios.
EAD
O novo sistema também vai permitir a implantação da Educação a Distância (EAD) no âmbito do Ministério Público. “A ferramenta vai ampliar a oferta de capacitação, contribuindo com a redução de custos e permitindo que um número maior de membros e servidores participem dos cursos ofertados pela Escola Superior”, afirmou Gonzaga.
AUTORIDADES
Estiveram presentes a chefe de gabinete da PGJ, Fabíola Fernandes; o diretor-geral Emmanuel Soares; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Amorim; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Raimundo Nonato Leite; as promotoras de justiça auxiliares da ESMP, Eliane Azor e Rosanna Conceição Gonçalves; o coordenador da Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI), Alan Robert Ribeiro; além de servidores da CMTI e Seplag.
Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)