
Como parte da programação do Novembro Azul no Ministério Público do Maranhão, foi realizada nesta sexta-feira, 7, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, a palestra “Saúde do homem: prevenção e autocuidado”, proferida pelo médico urologista Eduardo de Castro. Organizada pela Seção de Saúde Funcional, a atividade teve como público-alvo membros e servidores do MPMA.
Irmão do palestrante, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, destacou a importância da iniciativa pela possibilidade de multiplicar as informações acerca dos cuidados com a saúde do homem. “Uma palestra como essa é muito importante para o homem ter noção de como se tratar, prevenir e, principalmente, evitar ter surpresas desagradáveis com a nossa saúde”, afirmou.

O palestrante, que é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), chamou a atenção sobre a dificuldade que o homem tem para procurar orientação médica, como um dos fatores que prejudicam a prevenção das doenças, inclusive o câncer de próstata. “O homem morre sete anos mais cedo do que a mulher. A gente tem que chamar atenção disso para ver se eles, a partir daí, adquirem mais consciência e procurem mais os serviços de saúde”, alertou.
Eduardo de Castro enfatizou os cuidados que os homens devem ter com a prevenção do câncer de próstata. Além dos hábitos saudáveis (atividade física, não fumar, alimentação equilibrada, controle do peso), reforçou a necessidade dos exames anuais com urologista para a investigação precoce.



Ao final do evento, o médico tirou dúvidas dos participantes sobre os sintomas e causas da doença.
Estiveram presentes na atividade a ouvidora do MPMA, Sandra Elouf; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Marques; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Meirelles Mendes; o coordenador da Assessoria Especial de Investigação, Reginaldo Júnior Carvalho; o diretor das Promotorias de Justiça da Capital, Cássius Chai, e o diretor-geral da PGJ, Paulo Arrais.

Redação e fotos: CCOM-MPMA