https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – PGJ recebe medalha do mérito Gonçalves Dias

Publicado em 26/06/2025 14:39 - Última atualização em 26/06/2025 15:15

Danilo de Castro recebeu honraria de integrantes da Academia

O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, foi homenageado nesta quarta-feira, 25, com a entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Gonçalves Dias, no auditório da SVT Faculdade, em São Luís. A honraria é concedida a personalidades que se destacaram por sua responsabilidade e contribuição social.

A cerimônia fez alusão aos cinco de fundação da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política, instituição que outorgou a condecoração ao chefe do Ministério Público do Maranhão.

A saudação foi feita pela promotora de justiça Cristiane Maia Lago, que é integrante da Academia. Ela destacou o conhecimento jurídico do homenageado e o esforço institucional do MPMA, na gestão dele, para promover ações visando uma sociedade mais justa e igualitária.

Ao agradecer a homenagem, Danilo de Castro ressaltou o trabalho de difusão do conhecimento jurídico, da pesquisa científica e da cultura promovido pela Academia. “Agradeço a lembrança e a honraria concedida à minha pessoa. Momentos como esse, de confraternização e estudo, engrandecem a sociedade maranhense”, concluiu.

PGJ agradeceu o reconhecimento

Do MPMA, também participaram da cerimônia os promotores de justiça Gladston Fernandes de Araújo e Paulo Roberto Barbosa Ramos. A solenidade contou com a presença de autoridades acadêmicas, advogados, membros do Poder Judiciário e estudantes.

LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO

Titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Mulher, Gladston Fernandes de Araújo, é um dos autores do livro “Dimensões do Direito Humano à Segurança”, publicado em parceria com Nelson Moraes Rêgo e Sérgio Victor Tamer. O lançamento foi realizado na mesma solenidade de aniversário da Academia e outorga da medalha.

Resultado do curso de pós-doutorado em Políticas Públicas e Segurança, na Universidade Portucalense, em Portugal, a pesquisa “Saúde mental do agente estadual de execução penal: uma revisão bibliográfica e estudo de caso” concluiu que a maioria dos agentes penitenciários, no Brasil, sofre de algum tipo de transtorno mental em decorrência do trabalho.

Programação incluiu lançamento de livro do promotor Gladston Fernandes de Araújo

Redação e fotos: CCOM-MPMA