
O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, recebeu a visita institucional de representantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para avaliar uma proposta de parceria institucional entre as instituições de ensino superior e o Ministério Público do Maranhão na área ambiental.
Os promotores de justiça Cláudio Rebêlo Alencar (2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de São Luís) e Fábio Meirelles Mendes (Secretaria de Planejamento e Gestão) também participaram da reunião.
A proposta é que os projetos “Ministério Público e Promoção de Mecanismos Participativos” e “MP agente facilitador da democracia ambiental”, já implementados em outros estados, também sejam, em parceria com o MPMA, realizados no Maranhão.
As iniciativas tratam da conservação da água e descarte dos resíduos sólidos, dentre outros temas ambientais. Os projetos serão avaliados pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente.
Estiveram presentes a superintendente de Gestão Ambiental da UEMA, Andréa Araújo do Carmo; o coordenador do Centro de Estudos em Democracia Ambiental da UFSCar, Celso Oliveira; o professor do Departamento Acadêmico de Química do IFMA, Ozelito Amarante; e o integrante da Comissão de Gestão Ambiental do MPMA, Luis Alberto Heluy.
Redação e foto: CCOM-MPMA