
O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Nicolau, recebeu nesta terça-feira, 21, em seu gabinete, o promotor de justiça auxiliar do gabinete do procurador-geral de justiça do Ministério Público do Mato Grosso (MPMT), José Mariano de Almeida Neto, e o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do mesmo MP, Fernando Vasconcelos.
A equipe do MPMT está em São Luís a convite do chefe do MP maranhense para auxiliar a implantação da versão mais recente do Sistema Integrado do Ministério Público (Simp 3.0). Eles também vieram conhecer sistemas desenvolvidos pelo MPMA.
“O Ministério Público mato-grossense está contribuindo com a nossa instituição para a implantação do novo sistema, mais ágil, que vai facilitar o trabalho de todos”, afirmou Eduardo Nicolau durante a reunião.
José Mariano de Almeida Neto explicou que uma das vantagens do Simp 3.0 é a integração com o Processo Judicial Eletrônico (PJE), além do uso de recursos de inteligência artificial. “O Simp 3.0 representa uma grande melhoria de experiência para o usuário, possibilita uma economia de tempo para servidores e membros. Notadamente, a integração com o PJE simplifica muito a rotina de trabalho das Promotorias de Justiça”, enfatizou.

Do MPMA, também acompanharam a reunião o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro Ferreira; a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves; a chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Theresa Maria Muniz de La Iglesia; e o integrante da Assessoria Especial, Marco Aurélio Batista Barros.
Igualmente estiveram presentes a coordenadora de Modernização e Tecnologia da Informação, Naiana Sobral, e os servidores da CMTI Ricardo Coelho, Leonardo Sampaio e Thiago Nunes.
APRESENTAÇÕES
Nesta segunda-feira, 20, a equipe do MPMT foi recebida pelo subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo José de Castro Ferreira; pela subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; e pela corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho.
Também participaram do encontro a chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Theresa Maria Muniz de La Iglesia e o promotor de justiça Marco Aurélio Batista Barros, além de servidores do MP maranhense.

Em seguida, o grupo assistiu a uma apresentação sobre o E-Control, sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Infromação (CMTI) em parceria com a Corregedoria do MPMA. O sistema, que extrai dados do Simp para subsidiar as correições foi apresentado pelo promotor de justiça-corregedor Cássius Guimarães Chai.
A Coordenadoria de Administração (CAD) também apresentou o sistema de gestão de patrimônio e material utilizado pelo Ministério Público do Maranhão, funcionalidade que o MP mato-grossense ainda não dispõe.
Redação: CCOM-MPMA