
As atividades de treinamento do Projeto Guará foram encerradas na última sexta-feira, 27 de junho, com um momento externo, no Parque do Rangedor, com o tema “Cultura, esporte e lazer pós-aposentadoria”. No decorrer da semana passada, a primeira turma participou de treinamentos sobre temas relacionados à saúde, bem-estar e planejamento financeiro.

Instituída pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) e pela Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), a iniciativa tem o objetivo de prestar orientação a membros e servidores, como forma de preparação para o período de aposentadoria. O curso foi iniciado na terça-feira, 24, na sede do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão.
No último dia, os participantes assistiram às palestras “Saúde e bem-estar”, “Alimentação para o envelhecimento saudável” e “Planos de vida para aposentadoria”, ministradas, respectivamente, por Yldry Souza Ramos, Lília Pinheiro Fróes e Eliandro Araújo.

PLANEJAMENTO
A analista ministerial Lívia Coelho Neto trabalha no MPMA há 44 anos e aprovou o Projeto Guará. “Já podia me aposentar e resolvi ficar mais um tempo para que eu possa me desligar não apenas institucionalmente, mas emocionalmente. A aposentadoria não é o fim da vida e sim o começo de um novo ciclo”.
A técnica ministerial Graça Melo, lotada na Seção de Saúde Funcional, trabalha há 24 anos no Ministério Público e vai se aposentar em 2026. Ela afirmou que as atividades de orientação do Projeto Guará a ajudaram a ampliar a perspectiva sobre outras atividades após deixar o trabalho. “Esse curso está me ajudando muito, porque agora tenho uma visão de planejamento sobre a minha vida após a aposentadoria, que é um outro começo de vida”.
A coordenadora de Gestão de Pessoas, Fátima Moraes, destacou o empenho do MPMA em implantar o programa de preparação para a aposentadoria. “Esse é um programa institucional e, portanto, está aberto a todos os membros e servidores. Devemos nos preparar com antecedência para esse momento de mudança”.
A servidora Tamara Assunção, da CGP, reforçou a necessidade de preparação antecipada para o momento da aposentadoria. “É interessante que todos participem com antecedência e tenham tempo de se planejar, se organizar e consigam fazer essa transição na carreira de forma mais saudável”.
O treinamento será ofertado anualmente, em duas turmas, na modalidade presencial, sendo uma a cada semestre.


Redação e fotos: CCOM-MPMA