
Com o objetivo de estimular a adoção de rotinas benéficas à saúde e melhorar a qualidade de vida de membros e servidores da instituição, foi lançado na manhã desta quinta-feira, 14, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em São Luís, o projeto “MPMA + Saudável”.
A iniciativa é da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e da Seção de Saúde Funcional. As atividades serão realizadas com 36 participantes divididos em duas turmas. O foco do programa é saúde mental, prática regular de exercícios físicos e nutrição equilibrada.

O psicólogo Eliandro Araújo, que compõe a equipe do projeto, explicou que as atividades serão realizadas sob uma perspectiva multidisciplinar. Além dele, o grupo de monitores é formado por uma educadora física e uma nutricionista. “O psicólogo para promover o engajamento das pessoas nos treinos e na dieta. A nutricionista para construir um programa de dieta e a profissional de educação física vai coordenar o treino funcional”, explicou.
O treino funcional será realizado, de segunda a sexta-feira, na PGJ, de 15h às 16h. No início, cada participante passará por uma avaliação com os profissionais das três áreas. Após três meses, será feita uma reavaliação.

A nutricionista Lilia Fróes, da Seção de Saúde Funcional, explicou que o percentual de gordura do corpo influencia na saúde mental e na fome que a pessoa sente. “Isso causa uma disfunção endócrina das produções hormonais, causando mais fome. Por isso, estamos muito empolgados com esse projeto. Queremos que os participantes estejam engajados nas atividades, participem dos treinos funcionais, façam a alimentação adequada”.
A coordenadora de Gestão de Pessoas, Fátima Morais, agradeceu o apoio da administração superior do MPMA. “A nossa preocupação é promover a saúde e o bem-estar para membros e servidores”.
O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, destacou o ineditismo do projeto e a necessidade de ampliar o acesso a práticas que contribuam para um clima de trabalho harmonioso.
“Eu sei que essa temática de saúde é fundamental. Fico feliz de termos profissionais como vocês para trabalharmos a promoção de saúde. Essa programação é muito importante na medida que promove bons hábitos e contribui para que tenhamos um MP mais saudável”, afirmou.

No mesmo sentido, o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto, enfatizou o impacto positivo para cada pessoa e para o ambiente coletivo de trabalho. “Esse projeto é uma iniciativa louvável. Vai impactar, sem sombra de dúvida, melhorias em nosso ambiente de trabalho. Desejo sucesso e que a gente tenha uma melhora na saúde”.




Redação e fotos: CCOM-MPMA