https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Promotoria Distrital do Coroadinho realiza audiência na Vila Palmeira

Publicado em 26/06/2025 15:54 - Última atualização em 26/06/2025 15:54

Audiência foi coordenada pelo promotor de justiça Antônio Coelho (em pé)

Na tarde desta quarta-feira, 25, a 5ª Promotoria Distrital da Cidadania – polo Coroadinho realizou audiência pública de escuta social para receber demandas da população. O evento, realizado no Colégio Militar 2 de julho, na Vila Palmeira, reuniu moradores, representantes de associações e entidades, de órgãos públicos, de secretarias municipais, sociedade civil, servidores e membros do Ministério Público do Maranhão.

Evento reuniu moradores da região e autoridades de secretarias municipais e órgãos públicos

Coordenou as atividades o titular da 5ª Promotoria Distrital da Cidadania, Antonio Coêlho Soares Junior. “O objetivo é coletar demandas para que a gente possa fazer o intercâmbio com o poder público. A escuta social é para ouvir a comunidade, principalmente aqui da Vila Palmeira e verificar quais são os principais problemas que a comunidade está enfrentando na nossa área de atuação”, explicou.

O representante do MPMA destacou que a Promotoria Distrital trabalha com diversos temas, dentre os quais a proteção dos direitos fundamentais, educação, saúde, transporte, saneamento básico e direitos dos idosos. “Ouvimos a população para avaliar como contribuir no sentido de minimizar os problemas que essa comunidade tem enfrentado”.

A subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Leite, participou da audiência e parabenizou a equipe da Promotoria de Justiça pelo trabalho realizado na região. “É importante ouvir a comunidade da Vila Palmeira para que esse diálogo promova melhorias essenciais à população”.

No mesmo sentido, o diretor-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Arrais, lembrou que as Promotorias Distritais foram criadas com o propósito de aproximar o Ministério Público da população. “Aproveitem esse momento”, referindo-se aos moradores presentes no evento.

MANIFESTAÇÕES

Na audiência, as reivindicações mais comuns foram relacionadas à infraestrutura, saneamento básico, limpeza urbana, saúde pública e abastecimento de água.

Raimunda Batista, moradora da Jordoa, denunciou a sujeira no complexo esportivo do Castelão e nos arredores. “O espaço se tornou um depósito de lixo”.

Já a moradora do Bom Jesus Maria da Luz Madureira apontou a vulnerabilidade da comunidade em virtude da ausência de áreas dedicadas ao esporte, lazer e equipamentos públicos de lazer e saúde. “Solicitamos a construção de uma unidade básica de saúde no espaço em que havia uma caixa d’água sem uso e que foi demolida na localidade Pindorama”.

Maria da Luz reivindicou melhorias para a comunidade

ABRANGÊNCIA

A área de abrangência da Distrital do Coroadinho inclui 38 bairros. São atendidas as regiões da Alemanha, Bairro de Fátima, Barreto, Bom Jesus, Caratatiua, Coheb do Sacavém, Conjunto Dom Sebastião, Coroadinho, Coroado, Cutim Anil, Filipinho, Filipinho – Redenção, Ivar Saldanha, João Paulo, Jordoa, Outeiro da Cruz, Parque Amazonas, Parque dos Nobres, Parque Pindorama, Parque Timbiras, Primavera, Radional,  Residencial João Alberto, Sacavém, Salina do Sacavém, Santa Cruz, Santo Antônio, Sítio Leal, Sítio Pirapora, Túnel do Sacavém, UC Parque Estadual do Bacanga, Vila Conceição, Vila dos Frades, Vila dos Nobres, Vila Lobão, Vila Palmeira, Vila Roseana Sarney e Vila São Sebastião.

Redação e fotos: CCOM-MPMA