https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Promotoria Itinerante presta contas de ações em audiência pública

Publicado em 11/12/2025 10:48 - Última atualização em 11/12/2025 10:48

Audiência pública de encerramento reuniu autoridades ministeriais

Em audiência pública realizada no dia 4 de dezembro, na Igreja Assembleia de Deus, no bairro Ana Jansen, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria Comunitária Itinerante, prestou contas das atividades desenvolvidas no Alto da Esperança e comunidades adjacentes. O encontro reuniu representantes do MPMA, autoridades municipais, lideranças comunitárias e moradores da região.

A mesa de abertura foi composta pela subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; pela ouvidora do MPMA, Selene Coelho de Lacerda, e pelo titular da Promotoria Itinerante, Vicente de Paulo Silva Martins. Também estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Durante o evento, o promotor Vicente Martins detalhou as principais demandas recebidas nos três meses em que a Promotoria atuou na região. Ele apresentou as medidas adotadas junto aos órgãos responsáveis nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, transporte, trânsito, saneamento e serviços públicos.

Moradores e lideranças comunitárias participaram do evento

Vicente Martins listou o início das obras emergenciais na Rua Projetada (“Buraco Fundo”), realização de projetos para implantação de praças públicas, definição de plano emergencial de atendimento em saúde, com ampliação do Centro de Saúde São Raimundo a partir de janeiro.

Entre as providências tomadas estão ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para melhorias estruturais e pedagógicas da UEB Odylo Costa Filho. Na área de transporte público, estão a inclusão de um quinto ônibus na linha Alto da Esperança, redução de intervalos e cumprimento dos horários. Também está a previsão de revitalização de sinalização e abrigos de passageiros pela SMTT.

Lideranças comunitárias relataram  as principais necessidades locais, incluindo pavimentação, ampliação de equipamentos públicos, melhoria do transporte e construção de creche e posto de saúde.

Ao final da audiência, a subprocuradora-geral de justiça destacou o compromisso do Ministério Público com o acompanhamento das demandas e elogiou a atuação da Promotoria Itinerante pelo diálogo permanente com a população.

Redação e fotos: CCOM-MPMA