
O Ministério Público do Maranhão recebeu na manhã desta quinta-feira, 15, a visita institucional de representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM) que vieram conhecer a experiência local de implantação e execução do Simp – Sistema Integrado do Ministério Público.
Compõem a equipe amazonense o diretor-geral, Marlon Bernardo, e o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eudo Assis Júnior.
A ferramenta de tecnologia foi implantada no MPMA, em 2014, e permite o cadastro e tramitação de processos judiciais e extrajudiciais. Em 2024, a equipe da Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI) desenvolveu uma nova versão do sistema, que permite a interoperabilidade com o PJe (utilizado pelo Tribunal de Justiça) para processos judiciais.
Marlon Bernardo agradeceu a receptividade e destacou o investimento em tecnologia realizado pelo MP maranhense. “Temos admiração pelo trabalho de vocês. O Ministério Público do Maranhão trilhou um caminho que queremos percorrer na área tecnológica com o objetivo de promover justiça e os interesses do cidadão”.
Ao dar as boas-vindas à equipe amazonense, o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto, afirmou que a instituição está à disposição para colaborar e firmar parcerias que beneficiem a sociedade e impulsionem a gestão administrativa de outras unidades do MP brasileiro. “Somos instituições parceiras e que essa visita seja de integração e troca de experiências. Estamos prontos para colaborar no que for necessário”.
No mesmo sentido, a promotora de justiça e chefe de gabinete da PGJ, Theresa Muniz de La Iglesia, ressaltou que o MPMA tem avançado devido a um forte investimento na área de tecnologia, superior a R$ 16 milhões. “Os investimentos em tecnologia avançam para aprimorar nossa instituição. É uma honra imensa colaborar. Contem conosco”.
A coordenadora de Modernização e Tecnologia da Informação do MPMA, Nayana Sobral, igualmente manifestou satisfação em colaborar com o intercâmbio de informações e compartilhar a experiência desenvolvida no Maranhão com o MP do Amazonas. “É uma alegria partilhar nossa experiência e o caminho bem-sucedido”.
Para o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eudo Assis Júnior, uma das vantagens do trabalho em rede, no âmbito do MP brasileiro, é a possibilidade de troca de experiências e a evolução institucional em conjunto. “Compartilhar recursos e experiências”, finalizou.
Também participaram da reunião a coordenadora de Gestão de Pessoas do MPMA, Fátima Morais, e servidores da CMTI e Secretaria para Assuntos Institucionais.

Redação e fotos: (CCOM-MPMA)