
Em atividade organizada, nesta sexta-feira, 14, pela Corregedoria-Geral do Ministério Público do Maranhão, no auditório da sede do Centro Cultural, a psicóloga e pedagoga Rogener Almeida Santos Costa, doutora em Psicologia Social, discorreu sobre os temas “Resiliência: do trauma à superação” e “Do trauma à resiliência: a vida depois da tragédia”. O evento, mediado pelo psicólogo e analista ministerial Eliandro Araújo, foi direcionado a membros e servidores da instituição.
Na abertura, a corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho, agradeceu a participação da palestrante Rogener Almeida Costa, e ressaltou que a atividade reflete a preocupação da instituição com a saúde mental dos membros e servidores. “O nosso ofício pode nos colocar em situação de atrito e conflito todos os dias, que somam com os problemas pessoais e familiares que temos. Por isso, é muito importante ouvirmos uma palestra que vai nos orientar como superar essas questões”, afirmou.

Em seguida, a diretora da Escola Superior do MPMA, Karla Adriana Farias Vieira, destacou a importância da atividade para o bem-estar da instituição. “A preocupação da saúde mental vai além de uma atenção, é um ato de afetividade da instituição para proporcionar um ambiente mais acolhedor, onde possamos desempenhar as nossas potencialidades, os nossos talentos e competências”, enfatizou.
PALESTRA
No início da palestra, Rogener Almeida Costa explicou que a resiliência é a habilidade que o ser humano tem de superar um trauma, que se caracteriza sempre como uma experiência avassaladora, que causa uma perturbação significativa na vida de uma pessoa.

Para a definição de resiliência a palestrante apresentou conceitos de diferentes autores, entre os quais Edith Grotberg e Boris Cyrulnik. Este último afirma: “A resiliência é a habilidade de uma pessoa ou grupo de se projetar no futuro, apesar de eventos desestabilizadores, de condições de vida difíceis, de traumas graves”.
A psicóloga acrescentou que o conceito de resiliência nasceu na área da física para exemplificar materiais que após um forte impacto voltam à forma original. “Nós humanos não voltamos à forma original. A gente recupera a capacidade de desenvolvimento, de voltar ao estágio inicial, mas com muito mais recursos, com habilidades que não tínhamos antes”, disse.

Durante a palestra, a expositora também discorreu sobre personalidades da história Ocidental que superaram traumas, apresentando obras ou trajetórias de vida edificantes, a exemplo do cientista britânico Stephen Hawkins e da artista mexicana Frida Khalo.
Rogener Almeida Costa ainda tratou da resiliência no contexto da pandemia.
Redação: CCOM-MPMA