
A procuradora de justiça Rita de Cássia Maia Baptista recebeu o título de cidadã maranhense em cerimônia promovida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro. Membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, familiares da procuradora, convidados e autoridades da Alema participaram da solenidade realizada no plenário Nagib Haickel, no prédio da Assembleia. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Neto Evangelista.
Vivendo no Maranhão desde 1972, Rita de Cássia Maia Baptista nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou no MPMA em 1990, tendo chegado à segunda instância em 2006, na qual atualmente exerce suas funções como titular da 20ª Procuradoria de Justiça Cível.

Em seu discurso, a procuradora de justiça recordou os primeiros anos no Maranhão, os tempos de escola, de universidade e o início da carreira na área do Direito, incluindo o ingresso no Ministério Público. Igualmente reverenciou os seus familiares e os colegas da instituição. Sobre o título de cidadã maranhense, Rita de Cássia Maia Baptista ressaltou: “Receber este título é reconhecer que os caminhos da vida são costurados pela sensação silenciosa de encaixe, pela certeza íntima de que estamos onde deveríamos estar. Sinto que uma parte essencial da minha caminhada se confirma aqui, neste território que me acolheu, me transformou e ao qual passo com profunda gratidão a pertencer de forma plena”, declarou.
O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, destacou a dedicação de Rita de Cássia Maia Baptista à instituição e à justiça. “Nesses anos todos que eu a conheço, devo acrescentar que ela serviu e serve muito bem ao propósito de ser promotora e procuradora de justiça. Vossa excelência, doutora Rita, é muito querida por todos nós, por seu sorriso afetuoso, que transmite uma mensagem de amizade. Em nome da instituição, digo que é um privilégio ter você como nossa colega”, disse o chefe do MPMA.

Autor da proposta da homenagem, o deputado estadual Neto Evangelista, ressaltou a importância de conceder o título a uma mulher. “Doutora Rita, quando a gente homenageia uma mulher, a gente manda uma mensagem para a sociedade: lugar de mulher é onde ela quiser. Mas a gente também ganha uma conterrânea de direito. Agora, a gente lhe entrega uma nova certidão de nascimento: o título de cidadã maranhense”, enfatizou.
A presidente da Alema, Iracema Vale, enfatizou o rigor técnico, a ética e o compromisso do trabalho de Rita de Cássia Maia Baptista. “Hoje, essa casa tem a honra de entregar um dos títulos mais simbólicos do parlamento, que é o título de cidadã maranhense. E concedê-lo à procuradora de justiça Rita de Cássia Maia Batista é reconhecer a trajetória de uma mulher que honra o serviço público e engrandece o Ministério Público do Maranhão.”.

Vitória Baptista Ramos Baima, neta da procuradora de justiça, também a homenageou: “Vó, essa homenagem é para a senhora, pelo que representa, pelo que construiu e por tudo que inspira. Nós a amamos e a celebramos com toda a admiração e orgulho do mundo”.
Igualmente se pronunciou a desembargadora Márcia Cristina Coelho Chaves, que representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Froz Sobrinho.
AUTORIDADES

Na ocasião, os policiais militares Marcos Rodrigues Silva (cabo), Kelvin Eden de Freitas Santos (cabo) e Jadson Serra dos Santos (soldado) receberam a medalha Sargento Sá pelos serviços prestados à sociedade.
Também compôs a mesa o defensor público Gil Faria, que representou o defensor-geral do estado, Gabriel Furtado.
Da administração superior do MPMA, igualmente estiveram presentes o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto; a corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Travassos Cordeiro; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Fernandes Marques; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Henrique Mendes.
A HOMENAGEADA

Filha de Haroldo Baptista (carioca) e de Ilma Maia Baptista (maranhense), Rita de Cássia Maia Baptista é mãe de Bianca, Bruna e Paulo Vítor. Mãe de coração do genro Renato e avó de Vitória e Júlia. Graduada em Direito em 1986 e pós-graduada em Semiologia Política, ambas pela Universidade Federal do Maranhão (1989). Na primeira instância do MPMA, foi titular das Comarcas de Dom Pedro, São Mateus, São João dos Patos, Bacabal, Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar e São Luís. Na segunda instância, foi nomeada e eleita para cargos de chefia na instituição, a exemplo do de ouvidora. Na gestão de Danilo de Castro, integra a administração superior do MP, como membro do Colégio de Procuradores e do Conselho Superior do Ministério Público.
Redação: CCOM-MPMA