https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Segundo dia do seminário sobre improbidade tem duas palestras

Publicado em 27/03/2018 15:45 - Última atualização em 03/02/2022 17:29

Fabiana LemesDr João LeonardoDra Maria CarolinaDra Ana Teresa e Maria Carolina A programação do seminário “25 anos da Lei de Improbidade Administrativa: conquistas, desafios e perspectivas” na manhã desta terça-feira, 27, teve prosseguimento com duas palestras ministradas por promotoras de justiça, abordando detalhes do referido ordenamento jurídico.

A promotora de justiça do Ministério Público de Goiás, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, ministrou a palestra “Inversão do ônus da prova, tutela inibitória do ilícito, medidas coercitivas e julgamento parcial do mérito na ação de improbidade”.

A palestrante abordou as interpretações da Lei de Improbidade, o debate em torno de sua aplicação, a posição do Superior Tribunal de Justiça, natureza da ação, fundamentos e finalidade das regras do ônus da prova. O titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Probidade Administrativa de São Luís, João Leonardo Leal, foi o debatedor.

A segunda palestrante, promotora de justiça Maria Carolina Silveira Beraldo, do Ministério Público de Minas Gerais, apresentou o tema “Tutelas de urgências e de evidência na ação de improbidade”. A promotora de justiça e diretora da Escola Superior do MPMA, Ana Teresa Silva de Freitas, foi a debatedora.

Mestre e doutora em Direito Processual, pela Universidade de São Paulo, a palestrante abordou as distinções entre a tutela provisória, antecipada, cautelar e de evidência. Também foram destacados os fundamentos de urgência e evidência.

Redação e fotos: CCOM-MPMA