
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) promoveu nesta sexta-feira, 28, o minicurso avançado “Técnicas de investigação financeira e patrimonial”, voltado a membros e servidores da instituição. O treinamento foi realizado no auditório da Fecomércio, no Calhau.
A atividade foi promovida pela Escola Superior do MPMA, Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei).
Antes do início dos trabalhos, a equipe de promotores de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), responsáveis pelo treinamento, foi recebida pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, na sede da PGJ.

A corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, o coordenador da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fábio Meirelles Mendes, e os promotores de justiça integrantes do Gaeco Luiz Muniz da Rocha Filho (coordenador) e Ana Carolina Cordeiro de Mendonça também recepcionaram os palestrantes.
A comitiva foi formada pelos membros do MPRJ Francisco de Assis Machado Cardoso, Carolina Motta da Cunha Gonçalves, Leonardo Cunha de Souza e Ana Carolina Fagundes de Oliveira, além do técnico pericial da Coordenadoria de Inteligência da Investigação, Marcos Vieira Farias.
A programação foi iniciada pelo coordenador de Inteligência da Investigação do MPRJ, Francisco de Assis Machado Cardoso. Ele apresentou informações sobre o combate à lavagem de dinheiro e às organizações criminosas com base na Recomendação 115/2024, do Conselho Nacional do Ministério Público.
O documento orienta sobre a metodologia de instauração e processamento de investigações financeiras autônomas, como forma de reforçar a atuação dos ramos e unidades ministeriais na persecução patrimonial.


Redação e fotos: CCOM-MPMA