O objetivo da reunião foi discutir questões sobre segurança pública nas diversas regiões do Maranhão, especificamente em Viana, Arame, Cândido Mendes e São Raimundo das Mangabeiras. Entre os temas tratados, está a ausência de delegados nos municípios, falta de viaturas e procedimentos administrativos atrasados. Outro tema debatido foi a ausência de depósitos para carros, drogas e armas, apreendidos em operações policiais.
Para o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, é preciso que as instituições atuem de forma coordenada para garantir a segurança da população maranhense. “Precisamos resolver essas questões e dar a sociedade a resposta que ela necessita, evitando que o cidadão tenha uma sensação de impunidade”, ponderou.
No município de São Raimundo das Mangabeiras, por exemplo, atualmente existem 200 procedimentos criminais dependendo da realização de diligências investigativas pela autoridade policial. “Situação semelhante em Arame e outros municípios. Isso vem travando a marcha processual, resultando em prescrição de penalizações e gerando insatisfação na população”, apontou o promotor de justiça da comarca de Arame, Hélder Ferreira Bezerra.
Participaram da reunião o promotor de justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira, da comarca de Cândido Mendes; o delegado Guilherme Luiz, da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e representantes dos municípios.
Redação e Fotos: Daucyana Castro (CCOM-MPMA)