

Membros e servidores da Administração Superior do Ministério Público do Maranhão acompanharam, na manhã desta terça-feira, 22, a apresentação do Sistema de Informação de Custos (SIC), que será implantado na instituição até o final do mês de setembro.
Integrado à ferramenta Business Inteligence (inteligência de negócios), o SIC tem o objetivo de auxiliar as organizações na racionalização e uso mais eficiente dos recursos públicos.
Acompanharam a apresentação o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho; a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos dos Santos Costa; a ouvidora do MPMA, Rita de Cassia Maia Baptista; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Raimundo Nonato Leite Filho; o diretor-geral da PGJ, Emmanuel Soares, além de servidores do Planejamento, Financeiro, Assessoria Técnica e Tecnologia da Informação.
O procurador-geral de justiça ponderou que toda mudança causa estranheza no início, mas que o SIC é um passo fundamental para maior transparência e planejamento dos gastos públicos. “Essa ferramenta vai permitir identificar os custos na prestação de serviços à sociedade pelo Ministério Público e, com isso, proporcionar diretrizes para maior eficácia e efetividade de nossas ações. Estamos no caminho certo”, disse Luiz Gonzaga.
Para o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, com a implantação do Sistema de Informação de Custos o MPMA evolui em gestão, com uma análise mais efetiva e realista dos custos. “O sistema vai proporcionar uma tomada de decisões consistentes. Com esse banco de dados, membros e coordenadores poderão gerir as ações já prevendo a relação custo-benefício, por exemplo, em relação às medidas de sustentabilidade, orçamento, redução do consumo de energia, entre outras”, avaliou Raimundo Nonato Leite.
Entre as variáveis de análise estão dados das comarcas relacionados a diárias, consumo de água e energia, telefonia fixa, consumo de internet, manutenção predial, passagens e combustível. “Todas essas informações, com dados alinhados em planilhas de todas as comarcas do estado, estarão disponíveis e detalhadas. Teremos o controle e gerenciamento, em detalhes, de tudo”, informou Emmanuel Soares.
A apresentação do SIC foi feita pelo consultor Rogério Ferreira, da Inteligência de Negócios, filial de Recife. “É um grande passo. Isso vai gerar economia de tempo e custos ao Ministério Público do Maranhão”, reforçou o consultor.
A implantação do SIC faz parte de um grupo de ações previstas pelo Planejamento Estratégico do MPMA.
Redação e fotos: Daucyana Castro (CCOM-MPMA)