Membros da Administração Superior do Ministério Público do Maranhão acompanharam, na manhã desta quarta-feira, 29, a apresentação de dados relativos ao Sistema de Informação de Custos (SIC), que está em fase preliminar de implantação na instituição.
Integrado à ferramenta Business Inteligence (inteligência de negócios), o SIC tem como objetivo auxiliar as organizações na racionalização e uso mais eficiente dos recursos públicos.
Técnicos da empresa de consultoria Inteligência de Negócios e servidores da Tecnologia de Informação da Procuradoria Geral de Justiça apresentaram os dados já coletados. Acompanharam a apresentação o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, o procurador de justiça José Antonio Oliveira Bents, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Raimundo Nonato Leite, a chefe de gabinete, Fabíola Fernandes Ferreira, o diretor-geral, Emmanuel Soares, e o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim.
Para o promotor de justiça Raimundo Nonato Leite, com a implantação do Sistema de Informação de Custos, o Ministério Público do Maranhão irá ganhar uma gestão mais profissional, pois estará amparada em uma análise mais efetiva e realista dos custos. “O sistema vai proporcionar uma tomada de decisões consistentes e sólidas, uma vez que a administração, de posse de um banco de dados amplo, poderá visualizar e gerir com maior clareza a utilização dos recursos das unidades de execução”, avaliou.
LEVANTAMENTO
Para a efetivação do Sistema de Informação de Custos, está sendo feito no momento o levantamento dos custos das Promotorias de Justiça de comarcas de entrância inicial. Segundo o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão da PGJ, a previsão é de que até maio o trabalho esteja concluído. Quando então será iniciado o levantamento nas comarcas de entrância intermediária e final, além dos órgãos administrativos da Procuradoria Geral. Nesta fase, a previsão de encerramento é julho deste ano.
Redação: CCOM-MPMA