https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

TIMON – Projeto de judô vai funcionar nas dependências da Guarda Municipal

Publicado em 26/02/2024 19:05 - Última atualização em 26/02/2024 19:05

O espaço pertencia a uma organização criminosa desarticulada pelo Gaeco

Projeto de judô foi debatido na reunião entre instituições parceiras

O Ministério Público do Maranhão participou, na última quinta-feira, 22, de uma reunião com representantes do Município de Timon na qual foi estabelecido o início das atividades de um projeto de judô para crianças e adolescentes a ser desenvolvido na arena da Guarda Civil Municipal (GCM).

O projeto de judô é patrocinado pelo Banco do Brasil, que fornecerá tatames e quimonos para o treinamento de 80 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de idade do bairro Parque Alvorada. As atividades devem ter início até o final do mês de março.

Na reunião, o órgão ministerial foi representado pelo promotor de justiça Francisco Fernando Morais Meneses Filho, integrante do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Também participaram representantes da Prefeitura, Guarda Municipal, Procuradoria-Geral do Município e das Secretarias Municipais de Educação e de Esportes, além do professor Danys Queiroz, vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô.

De acordo com o promotor de justiça, o projeto, intitulado Gigantes do Tatame, busca utilizar o judô como ferramenta para o desenvolvimento e transformação das crianças e adolescentes selecionadas. “É um instrumento apoiado pelo Ministério Público e parceiros que busca transformar a vida de pessoas, construir sonhos e desenvolver a autoestima”, afirmou.

USO SOCIAL

A arena da Guarda Municipal foi destinada ao Município de Timon a pedido do MPMA, no âmbito da Operação Mormaço, que desarticulou uma quadrilha com atuação interestadual. Três imóveis que pertenciam à facção e ficam localizados no Parque Alvorada passaram a ter uso social, após determinação da Justiça.

A destinação das propriedades ao Município foi efetivada em 2023. O Poder Judiciário condicionou o uso à prévia vistoria e assinatura de termo de compromisso, tratando da conservação das edificações e dos bens móveis nelas existentes.

Onde antes existia a Arena Esportiva Placar passou a funcionar a Guarda Civil Municipal. No imóvel, foi instalado um posto avançado do órgão, que desenvolve atividades relativas à capacitação dos agentes. E agora terá suas ações ampliadas com o funcionamento do projeto de judô.

Redação: CCOM-MPMA