



Os estudantes e professores que participaram da campanha Maria da Penha em Ação, com foco na prevenção da violência doméstica no âmbito escolar, foram premiados na manhã desta terça-feira, 18, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís. A cerimônia de premiação contemplou os melhores vídeos e textos, cujos autores receberam um tablet (1º lugar), uma câmera digital (2º lugar) e R$ 200 (3º lugar).
A campanha permanente é coordenada pelas promotoras de justiça de Defesa da Mulher de São Luís, Selma Regina Martins e Márcia Haydée Carvalho. A mobilização tem o objetivo de prevenir a violência doméstica e promove, ao longo do ano, palestras, capacitação de professores e gestores em instituições de ensino municipais e estaduais.
Na avaliação do professor Magno Teixeira, do Centro de Ensino Lúcia Chaves, o debate em torno da violência contra a mulher é ainda mais significativo na área rural, onde os problemas são mais acentuados. “A discussão em sala de aula é motivadora para a mudança de concepções”.
Ele orientou a aluna Natália Rodrigues, premiada em 1º lugar com o vídeo “Eu decidi mudar”. “Fiquei feliz. Produzir esse vídeo foi uma experiência incrível, pois a discussão abrangeu toda a escola”, afirma a estudante.
A opinião é compartilhada pelo estudante Andrey Monteiro, do Centro de Ensino Professor Fernando Perdigão. “A premiação motivou a participação, mas os resultados foram muito além disso. Mostramos que a violência contra a mulher precisa ser combatida, rompendo o ciclo do silêncio”, afirma o premiado em 2º lugar, com o vídeo “Apaga(dor)”.
Do Centro de Ensino Lúcia Chaves, o aluno Wendel Chagas Morais levou o 1º lugar no concurso de produção textual. “Apesar das dificuldades, a mulher não pode se curvar diante dos problemas”. Já a estudante Rayssa Cristina Silva, da mesma escola, recebeu menção honrosa por sua redação. “É muito bom saber que demos voz aos sentimentos das mulheres”.
Para a promotora de justiça Selma Martins, o concurso tem descoberto talentos e os trabalhos premiados refletem a realidade encontrada por ela. “A educação é a única forma de revolução. Com a arte, podemos trabalhar várias temáticas”. Ela agradeceu o empenho de todos os participantes. “Sem vocês essa campanha não seria possível”.
O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Francisco das Chagas Barros de Sousa, enfatizou os desafios a serem enfrentados para efetivar a Lei Maria da Penha. “A falta de estrutura dos serviços de acolhimento e proteção, das delegacias especializadas são problemas a serem vencidos. A mulher merece respeito, carinho e dedicação”.
Também estavam presentes na mesa de abertura da cerimônia as promotoras de justiça Márcia Haydée Carvalho (Defesa da Mulher) e Elizabeth Albuquerque de Sousa Martins (Ampem), a diretora da Unidade Regional de Educação da Secretaria de Estado de Educação, Izabel Cristina Sousa.
PREMIAÇÃO
VÍDEOS DE BOLSO
1º lugar – “Eu decido mudar”, Natália Rodrigues, Centro de Ensino Lúcia Chaves, professor: Magno Evangelista Teixeira
2º lugar – “Apaga(dor)”, Andrey Monteiro, Centro de Ensino Fernando Perdigão, professora: Ladynalva dos Santos Araújo
3º lugar – “Rompendo o Silêncio”, Idnara Sousa da Silva, Centro de Ensino São Cristóvão, professora: Joselma de Oliveira Matos
MENÇÃO HONROSA
1) “Quebre o ciclo, denuncie a violência contra a mulher”, Antônio Carlos Araújo, Unidade Integrada Barjonas Lobão, professora: Marilene Alves Moraes
2) Samarya Teixeira, Centro de Ensino Menino Jesus de Praga, professora: Marlene Alves
3) Hugo Machado de Sousa, Centro de Ensino Professor Luis Rêgo, professora: Maria Antonia Pimenta
http://www-h.mpma.mp.br/index.php/super-lista-de-noticias/9337-maria-da-penha-em-acao-videos-vencedores%E2%80%8B
REDAÇÃO
1º lugar – Brenda da Silva (Centro de Ensino Lúcia Chaves), professora: Mauro Henrique Sousa; e Wendel Morais (Centro de Ensino Lúcia Chaves), professora: Meire Lourdes Almeida
2º lugar – Jéssica Ferreira (Centro de Ensino Barjonas Lobão), professora: Inaílde Frazão; Geovanna Santos (Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida), professor: Daniel de Oliveira; e Alessandro Borges (Centro de Ensino Governador Edison Lobão), professora: Erica Almeida de Melo
3º lugar – Ana Carolina Cardoso (Centro de Ensino Barjonas Lobão), professora: Inaílde Frazão
MENÇÃO HONROSA
1) Rayssa Cristina Silva, Centro de Ensino Lúcia Chaves, professor: Agnaldo dos Santos
2) Emanuelle de Jesus Ferreira, Centro de Ensino Professora Maria Pinho, professora: Leila Araújo
3) Alyne da Costa Santos, Centro de Ensino Professora Maria Pinho, professora: Leila Araújo
Redação: Johelton Gomes
Fotos: Carolina Prazeres