Estudantes da 1ª série do ensino médio da escola Raio de Sol, localizada no Planalto Pingão, visitaram, na manhã desta terça-feira, 21, a sede do Memorial do Ministério Público do Maranhão. Os alunos conheceram o espaço, cujo acervo reúne vestes, livros, documentos históricos e galerias de fotos dos membros que fizeram parte da história do Ministério Público no Maranhão, apresentados pelas servidoras Alda Íris e Elisabeth Bezerra.
Além da visita, os estudantes participaram de uma conversa sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes com o promotor de justiça Pedro Lino Silva Curvelo, que atua na área de execuções penais em São Luís.
Esta foi a primeira visita realizada em 2017 como parte do projeto A Escola no Memorial do MPMA. Nesta oportunidade, 28 estudantes do primeiro ano do ensino médio conheceram o memorial. Eles foram acompanhados pelo coordenador de ensino fundamental e médio da escola, Giovani Soares Félix Filho, e pela assistente social Rosângela Félix Soares.
Durante a conversa o promotor Pedro Lino Curvelo abordou temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as instituições garantidoras e fiscalizadoras desses direitos e deveres e a diferenciação entre os conceitos legais de criança e adolescente.
O membro do Ministério Público também explicou o conceito de atos infracionais e as medidas que podem ser aplicadas em determinados casos. Outro ponto tratado pelo promotor de justiça foi a situação prisional e a importância do acompanhamento familiar e da atuação do Estado para evitar que os jovens ingressem no crime.
O Memorial do MPMA fica localizado na Rua Newton Prado (Montanha Russa), 53, no Centro de São Luís. O horário de visitação vai das 8h às 15h e a entrada é gratuita. As escolas interessadas em participar do projeto podem agendar as visitas pelo telefone 3231-2943.
Redação e fotos: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)