https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA promove eventos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em 14/05/2014 18:47 - Última atualização em 04/02/2022 16:07

Audiência Brejo 04Audiência Brejo 03promotoraaaO Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Brejo, está promovendo atividades no município relacionadas ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. As ações são alusivas ao 18 de maio, Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

No dia 8 de maio, em uma audiência pública, a promotora de justiça Ilma de Paiva Pereira explanou a respeito da violência numa perspectiva jurídica e conclamou a sociedade a aderir à campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Após a realização da audiência, ao longo da semana, o conselho tutelar local esteve presente em diversas escolas da cidade, nas quais foram realizadas palestras de conscientização e mobilização sobre a temática. As atividades tiveram seguimento no dia 13 de maio com a realização de uma palestra proferida pela psicóloga, terapeuta da família, especializada em violência sexual, Mary Lúcia Adler Ewerton.

Servidora do MPMA, integrante do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Mary Ewerton abordou as dificuldades de mobilizações existentes no trabalho de conscientização do combate à violência sexual. “O grande problema é que nós temos as ações e políticas de proteção e resgate implantadas, mas há uma grande dificuldade de articulação dessas ações. Daí que nós perdemos a possibilidade de um resgate maior das vítimas e quando isso acontece não temos o resultado eficaz que esperamos”, afirmou.

A programação será finalizada no próximo dia 18 com a realização de uma caminhada pelas ruas do município de Brejo.

PENALVA

Nesta quinta, foi realizada, em Penalva, no povoado Jacaré, uma caminhada em alusão ao dia de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento, que foi uma parceria do Município de Penalva com o Ministério Público, contou com a presença de moradores do Povoado do Jacaré, bem como de alunos das escolas públicas do local.

Estavam presentes também integrantes do CREAS, CRAS, secretários de Assistência Social, Administração e vereadores do município de Penalva.

Para a promotora de justiça da comarca, Cristiane dos Santos Donatini, “é de suma importância que as campanhas, como a do dia 18 de maio, sejam levadas aos povoados distantes da sede, como Jacaré, para que a população participe igualmente dos eventos e possa se mobilizar no combate à violência”.

Na sexta-feira,16, está programada outra caminhada em Penalva, também promovida pela Prefeitura, em parceria com o Ministério Público, desta vez na sede do município.

Redação: Maycko Passos (CCOM-MPMA)