https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SEGURANÇA INSTITUCIONAL – Membros do MPMA participam de treinamento sobre Sobrevivência Urbana

Publicado em 26/03/2018 09:04 - Última atualização em 03/02/2022 17:29

Foto principal curso COE O Ministério Público do Maranhão, por iniciativa da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência, promoveu na manhã desta sexta-feira, 23, o curso de Sobrevivência Urbana, destinado à capacitação de membros do MPMA.

A ação faz parte do Programa de Segurança Institucional do Ministério Público do Maranhão. O curso, realizado em parceira com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Maranhão (Bope), teve duração de dois dias e foi dividido em parte teórica e prática.

Para a coordenadora de Assuntos Estratégicos e Inteligência do MPMA (CAEI), promotora de justiça Jerusa Capistrano Pinto Bandeira, atualmente a segurança institucional é uma preocupação em todos os Ministérios Públicos e não poderia ser diferente no MPMA. “A instituição tem investido em segurança institucional e tem fornecido estrutura para que possamos difundir a cultura de segurança e esse curso é resultado disso. Agradecemos a Polícia Militar do Maranhão pela parceria e a compreensão do MPMA com o tema”, apontou a promotora.

Há uma previsão de que o mesmo curso seja disponibilizado para os membros do MPMA nas comarcas de Imperatriz e Timon, ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com a chefe da Segurança Institucional do MPMA, capitã Regina Cláudia dos Santos Gomes, o curso teve como objetivo repassar orientações de segurança aos promotores, sobre como proceder em tentativas de assaltos e outras ocorrências, tanto na comarca, como em momentos de lazer. “Os membros tiveram acesso às táticas do que não se deve fazer, como utilizar o armamento nas comarcas, o que precisa ser observado, noções de tiro e várias outras situações de risco que podem vir a ser expostos. Houve inclusive simulação de assalto em veículo, o membro estando sozinho ou acompanhado”, explicou a capitã Regina Gomes.

O promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr, titular da Comarca de Cantanhede, foi um dos participantes do curso. Ele parabenizou a Procuradoria Geral de Justiça pela iniciativa. “É muito importante a preocupação da PGJ com a segurança do promotor de justiça, em razão das nossas funções. Esse curso nos proporcionou informações valiosas sobre as técnicas de sobrevivência urbana”.

Redação e Fotos: Daucyana Castro (CCOM-MPMA)