https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

O Maranhão em cores vivas no Espaço de Artes Márcia Sandes

Publicado em 23/09/2016 09:12 - Última atualização em 04/02/2022 15:29

DSC 0010DSC 0007DSC 0016DSC 0017Exposição fotográfica registra detalhes de São Luís e de cidades do entorno

Radicado há 15 anos em São Luís, o fotógrafo paraense Márcio Neves, 48, apresenta a exposição “O Maranhão”, no Espaço de Artes Márcia Sandes, no novo prédio da Procuradoria Geral de Justiça. A mostra segue até o final do mês.

Ao todo, são 12 fotografias que registram paisagens, pessoas ou detalhes arquitetônicos de São Luís, Raposa, Alcântara e São José de Ribamar. Há paisagens do litoral, pescadores e prédios coloniais. A maioria das fotografias é colorida e chama a atenção pela intensidade das cores. Sobre este aspecto, o autor explicou que o efeito saturado e fosco da impressão das fotos é obtido pela combinação do papel conhecido como lambe-lambe e da tinta mineral.

Márcio Neves conta que as fotografias da exposição resultam de outro projeto em que juntou imagens do Maranhão e do Pará. “Nesta mostra, optei somente pelas imagens daqui. Foi uma forma de homenagear o estado em que moro”, diz.

Detalhes de canoas e do cotidiano de pescadores são alguns dos registros feitos pelo fotógrafo. Há também uma foto da Fonte do Ribeirão, que refletida no córrego, proporciona o efeito de um espelho. Outra imagem de destaque apresenta as dunas de uma das ilhas do entorno do município litorâneo da Raposa.

A paixão pela arte do registro fotográfico Márcio Neves herdou do avô materno. “Ainda criança mantive contato com negativos e fotografias. Tempos depois, comecei, de fato, a fotografar”, conta.

Em São Luís, o autor faz parte do grupo Foto Clube Poesia do Olhar, tendo participado de diversas exposições coletivas e do livro lançado pelo grupo, em 2012, que homenageou os 400 anos de São Luís. Em março de 2016, Márcio apresentou a exposição “Depois da Ponte”, na Casa do Maranhão.

Todas as fotografias da mostra medem 80x55cm e estão sendo comercializadas.

SERVIÇO

Exposição de fotografias “O Maranhão”, de Márcio Neves

Local: Espaço de Artes Márcia Sandes (Procuradoria Geral de Justiça)

Horário de visitação: de 8h às 15h.

Aberto ao público

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)